terça-feira, 20 de novembro de 2012

O TEMPO DA MÚSICA: Os ritos e seus ritmos


Dia 24 de Outubro foi desenvolvida por intermédio dos Projetos de Extensão do IFRS, Câmpus Osório: O tempo nosso de cada dia e das Oficinas expressivas, coordenados pelas professoras Andréia Meinerz e Tina Hauten.

Ministrantes: João Rosa (músico e arte-educador), Cícero (aluno-mestre),.

Participantes: Professoras de Arte e Turismo da Região do litoral norte do RS e 26 alunos do Ensino Médio Integrado do IFRS Câmpus Osório.

Objetivos:


  • Proporcionar uma vivência prática musical a partir da apresentação e experimentação de ritmos brasileiros;
  • Apresentar e experimentar instrumentos musicais, especialmente instrumentos de percussão;
  • Abordar a questão do gosto e dos diferentes estilos musicais;
  • Propiciar ao educando conhecimentos e habilidades básicos da linguagem musical, de forma que possa reconhecer e compreender a música enquanto expressão humana, artística e cultural.

Foram abordadas as matrizes rítmicas do afoxé, do baião e do samba. Com o apoio dos seguintes instrumentos: Bateria, agogô, baquetas, claves, maracas, caxixis, pandeiros, triângulos, bombos, bongôs, surdos e sanfona. O grupo foi dividido em três partes, para que cada uma pudesse marcar as células básicas dos ritmos. Também foram bordados os rituais a eles associados, como as danças e festas, característica intrínseca da constituição da cultura brasileira em vários contextos culturais e históricos da expressão musical de vários povos em diferentes épocas.
Avaliação
A resposta dos participantes foi satisfatória. Pois todos demonstraram entusiasmo e cooperação. Sobre a oficina, a pergunta era: quando vai acontecer de novo?


Fotos:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada!